A mulher e a Medicina Tradicional Chinesa

Este texto foi escrito após rever a cena do tango do filme “Perfume de Mulher”, na noite do Dia Internacional da Mulher. A inspiração veio de chofre. Demorei um pouco para poder colocar no site, pois sempre gosto de fazer as devidas comparações com a fisiologia da Medicina Chinesa. Sem mais, vamos ao texto.

Kuan Yin 4

A mulher representa a parte YIN da espécie humana. Ela possui menos Sangue (Xue = matéria) e possui mais Energia (C’hi = espírito). Como possui menos Sangue, ela é capaz de gerar, com a sua energia, uma nova matéria, isto é, um novo ser humano, dentro do seu corpo. Ela fisiologicamente precisa de menstruar para manter uma relação adequada de Sangue/Energia dentro de seu corpo, tornando-a apta para gerar a Vida.

Segundo os cânones da Medicina Chinesa, a Energia dirige o Sangue e o Sangue protege a Energia. A TPM – tensão pré-menstrual – nada mais é do que a dissociação destas duas energias. Além disso, pelo fato da mulher ter mais Energia, ela é capaz de conduzir o seu filho durante a infância.

Quadro Yin Yang

É no respeito à dignidade da mulher que se fundamentam os alicerces do poder de uma sociedade. Não pelas conquistas sociais, não pelas vitórias políticas, não pelo êxito profissional, porque tudo isto é apenas o resultado que vocês, como pessoas, não como mulheres que realizaram as conquistas sociais, as vitórias políticas, e as profissionais de sucesso que são.

Não às guerreiras Yang, como quer esta sociedade, mas sim às mulheres com a energia Yin necessária para serem aquilo que têm de mais nobre: A capacidade de serem femininas e de reconhecerem que possuem dentro de si, soberana e inalienavelmente, a capacidade transformadora de mudar uma sociedade. Quem disse que a mão que balança o berço é a mão que governa o mundo sabia, realmente o que estava dizendo…

Dentro da M.T.C. não é concebível que uma mulher gaste o que ela tem de mais nobre – seu Yin – para obterem simplesmente seu salário. A mulher deve ser protegida e ensinada a usar sua sabedoria inata para ser – desde cedo – uma mestra que saiba propagar uma sociedade mais justa, baseada no Tao, isto é, no Caminho da Vida.

kuan-yin

A capacidade de organização, a objetividade no discernimento, a memória, o senso estético e a capacidade de relacionamento são características inatas da mulher. A liderança, que é uma característica masculina, quando feita nos moldes femininos, faz com que homem e mulher, casa e empresa, emprego e vida pessoal fiquem harmonizados. 

Visto isto, queria deixar aqui os meus votos de Feliz Dia Internacional da Mulher!

A todas as mulheres, o meu mais sincero respeito e gratidão pelo que vocês têm de melhor.