Consentimento Informado do Paciente

Dr. Paulo de Tarso Amorim é médico, formado em 1985 pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui especialização em Pneumologia pela Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, com dois anos de formação e duas especializações em Acupuntura Médica. A primeira, pelo Instituto Mineiro de Medicina Integral, e a segunda, pelo Instituto Van Nghi do Brasil, ambas com dois anos de formação. Possui Títulos de Especialista em Pneumologia e em Acupuntura reconhecidos pelo Conselho Federal de Medicina. Foi Diretor Técnico do Hospital Eduardo de Menezes, além de médico dos hospitais Biocor e Arapiara. É sócio fundador do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura, membro da Associação Médica Brasileira de Acupuntura, sócio fundador do Departamento de Acupuntura da Associação Médica de Minas Gerais, sendo, também seu segundo presidente.

O tratamento de acupuntura pode incluir a moxabustão, uso de ventosas, laser, estimulação elétrica ou magnética, cabos de bombeamento de íons, acupressão, fricção cutânea (Gua Sha), exercícios terapêuticos e / ou aconselhamento dietético com base nos princípios da medicina chinesa. Seu médico irá explicar a natureza de cada tipo de tratamento. Sinta-se livre para fazer perguntas sobre todas as técnicas de tratamento.

A finalidade do tratamento é tratar a sua queixa, ou seja, a razão que você está procurando tratamento. A acupuntura é um sistema de atenção à saúde que é baseado na teoria da medicina oriental e práticas correlatas. O diagnóstico e tratamento com base nestas teorias e práticas são utilizados para promover a sua saúde e tratar distúrbios orgânicos e / ou funcionais.

A acupuntura e as práticas da medicina oriental têm sido usadas com eficácia no tratamento das doenças por milhares de anos. A Organização Mundial da Saúde lista várias condições que representam os sistemas do corpo que podem efetivamente ser tratados pela medicina chinesa. Estes incluem problemas crônicos e agudos, problemas músculo-esqueléticos, distúrbios digestivos, distúrbios respiratórios, problemas de saúde de mulheres, etc. Mesmo com este reconhecimento, o médico não pode garantir o resultado dos tratamentos, pois variações individuais, a duração e o nível de profundidade da doença interferem decisivamente no tratamento. A acupuntura e as práticas da medicina oriental, bem como todas as práticas médicas, propõem um meio, uma metodologia para o tratamento das doenças, e não uma promessa de cura milagrosa e de uma restauração completa ou instantânea da saúde.

A acupuntura e medicina oriental têm-se mostrado relativamente segura. No entanto, existem alguns riscos potenciais, mas são bastante incomuns, incluindo:

*Desconforto durante e após a inserção da agulha

*”Doença da Agulha” (desmaios tonturas, náuseas após a inserção de agulhas)

*Hematoma ou inchaço localizados

*Pequenas queimaduras com o uso de moxa

*Possibilidade de exacerbação dos sintomas que existiam antes do tratamento

*Agulha quebrada (rara com o uso de agulhas descartáveis)

*Infecção (rara com o uso de agulhas descartáveis)

Para reduzir a possibilidade de infecção, todas as agulhas utilizadas são descartáveis, ou seja, são pré-esterilizadas de fábrica e fabricadas em aço inoxidável cirúrgico. Após cada tratamento, as agulhas são descartadas como lixo hospitalar. As agulhas não são reutilizadas.

Alguns pontos de acupuntura são contra-indicados na gravidez. Por favor, informe seu médico se está ou pode estar grávida. Além disso, você deve informar seu médico se você tem um distúrbio hemorrágico, usa anticoagulantes, usa um marca-passo, ou utiliza qualquer dispositivo médico eletrônico.

O seu médico é incapaz de prever ou explicar todos os riscos e complicações que podem ocorrer durante ou após o tratamento. Ele sempre irá fazer uma avaliação determinando qual a melhor opção terapêutica para o seu caso.

Todos os prontuários serão mantidos em sigilo nos termos da lei. Seu prontuário não vai ser mostrado a qualquer pessoa sem o seu consentimento por escrito. Sua privacidade será protegida.

Dada a possibilidade de complicações sérias e riscos à saúde do cliente, não serão tratados com acupuntura:

*Problemas cardíacos, incluindo hipertensão não controlada

*Problemas emocionais que necessitem de tratamento e intervenção psiquiátrica

*Sintomas agudos abdominais

*Perda de peso inexplicável de mais de 15% do peso corporal dentro de um período de três meses

*Suspeita de fratura ou luxação

*Suspeita de infecção sistêmica

*Qualquer doença hemorrágica diagnosticada ou doença grave

*Angústia respiratória aguda, sem história prévia ou diagnóstico

Consentimento do Cliente

Eu concordo com a aplicação da acupuntura e outros procedimentos de medicina oriental. Eu entendo que estou livre para retirar o meu consentimento e que eu possa interromper o tratamento ou procedimento a qualquer momento. A minha assinatura neste formulário indica que li e entendi as informações anteriores. Se eu tiver alguma dúvida sobre esta informação ou sobre o meu tratamento, vou pedir ao meu médico. Eu libero Dr. Paulo de Tarso Amorim de toda e qualquer responsabilidade que possa ocorrer no âmbito do referido procedimento acima, exceto pela incapacidade de executar os procedimentos com os cuidados médicos apropriados.