Integral

A Integral Acupuntura Medica é um consultório voltado para o atendimento médico clínico através do uso da acupuntura.

O tratamento de sua clientela é feito visando contextualizar os sinais, sintomas, queixas clínicas e os diagnósticos da medicina ocidental dentro da visão da medicina tradicional chinesa e, a partir daí, propor uma abordagem terapêutica dentro da acupuntura clássica chinesa.

O atendimento de é feito com hora marcada e os procedimentos realizados em boxes individuais. As macas são higienizadas e providas de lençóis descartáveis, seguindo as normas da ANVISA. Todas as agulhas utilizadas para o tratamento são descartáveis, de alta qualidade. O consultório médico possui registro no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde).

 

História da Acupuntura

A acupuntura, bem como a civilização chinesa, teve suas origens no vale do rio Amarelo, provavelmente no final do período Neolítico. Existem várias teorias que tentam explicar a sua origem. Talvez o habitante pré-histórico daquela região tenha notado que a massagem de determinadas regiões do corpo correspondia à melhora de certas doenças. Com o tempo, mais e mais correspondências foram sendo descobertas e toda a Medicina Chinesa teria se desenvolvido de forma empírica a partir daí.

Nas tumbas de alguns príncipes e nobres chineses foram descobertas agulhas de vários materiais, presumivelmente usadas na prática da acupuntura. No início eram simples lascas de pedra e bambu, mas com a evolução da metalurgia os metais começaram a substituir esses materiais, e a acupuntura começou a evoluir rapidamente.

Assim como não podemos dissociar a Acupuntura da cultura chinesa, não devemos separar a história da acupuntura da própria história da China. Ao analisarmos a evolução da civilização chinesa, vemos que o primeiro grande marco aconteceu durante a dinastia Han (200 A.C. – 200 D.C.), na qual alguns dos clássicos de acupuntura foram escritos. A corte chinesa era de um refinamento ímpar no mundo daquela época, e sua medicina era de alto nível. Durante este período foi escrito o primeiro livro sobre a acupuntura, o Huang Di Nei Ching – O Tratado Interno do Imperador Amarelo, reunindo todos os conceitos e a experiência da época. A Acupuntura continuou evoluindo e se difundindo pelas regiões vizinhas até outra dinastia altamente evoluída, a dinastia T’ang (600 – 900), época em que os chineses estavam muito mais avançados que os ocidentais.

Durante esta época a China e o Japão entraram em íntimo contato, sendo a Acupuntura introduzida no Japão, juntamente com outros aspectos da cultura chinesa. Com o imperialismo colonialista, a China viu-se invadida pelos valores ocidentais, e a medicina oriental passou a ser desprezada e até mesmo proibida, com seus praticantes perseguidos e presos. Durante a revolução cultural chinesa, as tropas de Mao Tsé Tung lutavam pelo interior da China, muitas vezes em difíceis condições e Mao decidiu recorrer à medicina chinesa para tratar seus soldados. O êxito foi tão grande que, após a vitória de Mão, ela foi implantada nos hospitais, lado a lado com a medicina ocidental.

No ocidente, vários hospitais já a utilizam como rotina no tratamento da dor, porém uma parte dos médicos ainda a desconhece, mesmo esta sendo atualmente reconhecida com especialidade e ato médico pela Organização Mundial de Saúde desde 1995. No Brasil, a Acupuntura foi reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina em 1997. No momento está em franca divulgação, com ampla aceitação pela sociedade. O Colégio Médico de Acupuntura é o órgão que rege a Acupuntura Médica no Brasil.

 

Missão

A Integral Acupuntura Médica tem como missão integrar os conhecimentos milenares chineses com os da medicina moderna ocidental, promovendo o encontro e o diálogo entre as duas medicinas.

 

Quem Sou

Dr. Paulo de Tarso Amorim – CRM-MG: 18162 – é médico formado em 1985 pela Faculdade de Medicina da UFMG.
É especialista em Pneumologia pela Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte com Título de Especialista registrado no CRM-MG (RQE 23.198). É especialista em Acupuntura pelo Instituto Mineiro de Medicina Integral e pelo Instituto Van Nghi do Brasil com título de Especialista registrado no CRM-MG (RQE 11.759). Sócio fundador e membro titular do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura.

 

Hospedado por Hostnet Savassi